Guarnição deslocou para averiguar desmoronamento de terra que teria atingido a garagem e a central de gás de uma edificação na Rua Marechal Floriano Peixoto, centro de Chapecó/SC. No local constatado a natureza da ocorrência. Foi possível observar que houve uma ruptura do sistema de contenção no terreno vizinho, onde ocorre uma obra, consequentemente o desmoronamento de terra.
Segundo o síndico da edificação atingida, o Sr. J.A.B, moradores relatam ter ouvido estrondos e observaram que no chão da garagem ocorreu a abertura de uma fissura ao longo da divisa com o terreno vizinho, realizaram a retirada de alguns veículos da garagem e logo em seguida houve o desmoronamento, levando então a cobertura da garagem, a central de gás e um veículo.
Realizado o contato com os responsáveis pela obra, e prontamente deslocaram para o local. O responsável da construtora foi orientado a tomar as seguintes medidas, as quais concordou em realizar sem exitar:
– Evacuação da edificação por segurança e acomodar os moradores em um hotel;
– Realizar um laudo do sistema estrutural da edificação, para então liberar a utilização;
– Realizar uma avaliação no sistema de contenção pelo responsável técnico do sistema;
– Colocar lona na região atingida para minimizar a percolação do solo;
Não foi possível observar quaisquer fissura no sistema estrutural da edificação no momento, nem tão pouco a exposição da sua fundação. É possível observar que o terreno onde ocorre a construção recebe o deságue natural dos terrenos vizinhos, e que o leito da rocha está a aproximadamente 2 metros do nível do solo.
Defesa civil e Policia Militar estiveram no local realizando seus registros. Local ficou isolado aguardando liberação técnica.
Fonte: Roberto Lorenzon
Publicação Joraci de Lima