Helena foi o nome mais registrado em Santa Catarina em 2024, com 1.128 registros. O nome feminino superou Miguel, que foi o primeiro colocado nos últimos cinco anos, e neste ano foi o segundo a estampar mais certidões.
O levantamento divulgado nesta semana integra os dados do Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), entidade que congrega os Cartórios de Registro Civil do país.
"A preferência por nomes simples, sonoros e com forte tradição continua a crescer no estado, refletindo uma tendência nacional, com Helena se destacando como uma escolha popular entre os recém-nascidos", informou a entidade, em nota.
Ranking dos 10 nomes mais registrados em Santa Catarina em 2024
Helena – 1.128 registros
Miguel – 1.103 registros
Cecília – 993 registros
Theo – 770 registros
Alice – 767 registros
Davi – 756 registros
Arthur – 748 registros
Gael – 731 registros
Noah – 699 registros
Heitor – 691 registros
Helena também foi o nome mais registrado do Brasil em 2024. A Arpen também destacou a preferência por nomes curtos e tradicionais, que lideram os registros.
“Os nomes escolhidos não apenas refletem os gostos individuais, mas também traduzem as influências culturais, religiosas e da mídia, que desempenham um papel fundamental na formação das preferências das famílias”, afirma Gustavo Renato Fiscarelli, presidente da Arpen-Brasil.
Fonte: G1
Publicação Joraci de Lima