Na manhã desta sexta-feira, 06, a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), através da Central Regionalizada de Plantão Policial (CRPP) de São Lourenço do Oeste/SC, foi acionada para atendimento de um crime de homicídio ocorrido na reserva indígena de Ipuaçu/SC.
Lá chegando, ao tomar conhecimento de que o corpo havia sido levado para o Posto de Saúde, os policiais foram até a unidade de atendimento médico, onde encontraram a mãe da vítima e aferiram tratar-se de um jovem de 19 anos de idade.
Em conversa com a genitora, ela contou que na noite de quinta-feira, 5, o filho havia ido até sua casa e pegado um pedaço de carne para fazer churrasco com sua namorada, uma jovem de 20 anos de idade.
De acordo com a mãe, por volta das 08h00 desta sexta, 6, uma moradora próxima da residência da namorada de seu filho lhe telefonou para contar que o rapaz estava sendo agredido, o que a motivou a ir até o local indicado, mas lá chegando, não o encontrou.
Ato contínuo, ao avistar manchas de sangue pelo chão, a mãe passou a nortear-se pelos rastros, que a levaram em direção a um riacho ali próximo, onde encontrou o corpo do filho às margens do rio. Segundo ela, naquele momento o filho ainda estava vivo, dando seus últimos suspiros, o que a fez a rogar por socorro e conduzir o corpo até o Posto de Saúde, onde, quando da chegada da Polícia Civil, já se encontrava em óbito.
Enquanto eram realizadas diligências investigativas tendentes a apurar a autoria do crime de sangue, a liderança da aldeia indígena acionou a Polícia Civil e informou o nome de quatro pessoas suspeitas, bem como que uma faca, provavelmente utilizada para a execução do homicídio, havia sido encontrada.
Os suspeitos foram conduzidos até a Delegacia de Polícia, e outras cinco pessoas identificadas como testemunhas apresentaram-se para prestar depoimento.
Após procedidas às oitivas e convicta a Autoridade Policial diante das provas colhidas até aquele momento, foi lavrado auto de prisão em flagrante em desfavor da namorada da vítima, que após os procedimentos de praxe foi encaminhada para o Presídio Feminino de Chapecó/SC, onde se encontra à disposição da Justiça.
Polícias Civil, Militar e Científica, participaram do atendimento da ocorrência, cujo deslinde exitoso que redundou na prisão em flagrante deveu-se a uma ação integrada e imediata.
As investigações prosseguem à cargo da Delegacia de Polícia de Fronteira de Ipuaçu/SC, para cabal esclarecimento dos fatos.
Fonte: Roberto Lorenzon
Publicação Joraci de Lima