Um incêndio devastador tem provocado grandes destruições em bairros de Los Angeles, na Califórnia, deixando cinco mortes e forçando a evacuação de 100 mil pessoas entre os dias 7 e 8 de janeiro. As autoridades informaram que cerca de 2 mil hectares da Pacific Palisades, uma comunidade de alto padrão situada nas proximidades de Santa Mônica, foram consumidos pelas chamas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, agentes estão no combate ao fogo por ar e terra. “O incêndio se alimenta de uma combinação de fortes ventos e pela topografia, que desafia o nosso pessoal de forma extrema”, pontuou Kristin Crowley, chefe da corporação.
O céu sobre ficou vermelho em algumas áreas e foi coberto por uma fumaça espessa. Quase 1 milhão de residências e empresas ficaram sem energia, de acordo com o site PowerOutage.us.
Os incêndios ocorrem em um momento especialmente vulnerável para o sul da Califórnia, que ainda não registrou chuvas significativas desde o início do ano hidrológico em outubro.
A empresa privada de previsão AccuWeather estimou os danos iniciais e as perdas econômicas em mais de 50 bilhões de dólares.
Fonte: Istoé
Publicação Joraci de Lima