O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou nesta terça-feira (13) o envio de notificações a aposentados e pensionistas que podem ter sido vítimas de descontos associativos indevidos em seus benefícios. A comunicação será feita exclusivamente pelo aplicativo “Meu INSS”, canal oficial da instituição.
Os beneficiários poderão consultar valores cobrados, entidades envolvidas e informar se autorizaram ou não os descontos. Quem confirmar que não autorizou, poderá solicitar o ressarcimento a partir de quarta-feira (14).
Segundo o INSS, mais de 27 milhões de segurados que nunca tiveram esse tipo de desconto já foram notificados na última semana, garantindo que não foram afetados e que não correm riscos de cobranças futuras.
Atenção aos golpes
O INSS alerta os beneficiários para que fiquem atentos a tentativas de fraude. A instituição não entra em contato por telefone, SMS ou WhatsApp para tratar sobre reembolsos. O único canal oficial é o aplicativo Meu INSS.
Em caso de dúvidas, os segurados podem ligar para a Central 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.
A orientação do órgão é que os beneficiários acessem o app o quanto antes, verifiquem eventuais notificações e tomem as providências necessárias de forma segura.
Fonte ClicRDC
Publicação Joraci de Lima