Os consumidores catarinenses podem esperar um aumento nas contas de luz no mês de julho. Isso porque a bandeira tarifária amarela será aplicada em todo o país por conta de condições menos favoráveis para a geração de energia, que elevam o custo da produção e causam reflexo no bolso do consumidor. Em Santa Catarina, serão 3,4 milhões de consumidores afetados.
A mudança ocorre por definição da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que determinou que o mês de julho terá bandeira tarifária amarela. As termelétricas, que possuem energia mais cara que as hidrelétricas, irão passar a produzir energia por três principais motivos: a previsão de chuva abaixo da média, somada a expectativa de maior consumo de energia no período, e ao inverno com temperaturas acima da média histórica justificam o aumento dos custos de produção de energia.
Assim, o sistema de bandeiras atua sinalizando ao consumidor que a energia está tendo um custo maior de produção naquele momento, o que pode incentivar um consumo mais consciente para que haja uma redução no valor da conta.
Antes da implementação desse mecanismo, o repasse dos custos de operação ocorria de forma anual, sendo que o consumidor não sabia que a energia estava custando mais caro em um determinado momento, e assim não podia reagir ao preço mais alto.
Fonte: Portal Peperi
Publicação Joraci de Lima